HOME FEEDBACK

Após confirmação de gripe aviária, Zoológico de Brasília ficará fechado até 12 de junho

Zoológico adota medidas de segurança após confirmação de gripe aviária em aves silvestres. A interdição é preventiva e visa proteger a saúde de animais e visitantes.

O Zoológico de Brasília ficará fechado para visitação até 12 de junho devido à presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), confirmado em uma ave silvestre encontrada morta.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) coordenou o monitoramento sanitário e anunciou a medida como preventiva para evitar a propagação da doença entre aves e outros animais.

O vírus foi identificado em um irerê, espécie de marreco, encontrado no zoológico. Também foram encontrados dois pombos mortos. As aves não pertenciam ao acervo e, segundo a Seagri, entraram por meios naturais.

A análise das amostras confirmou a gripe aviária no irerê. A interdição permanecerá até 12 de junho, desde que não haja novos casos. A vigilância sanitária foi intensificada no local.

A Seagri reforçou que o consumo de carne de aves e ovos inspecionados é seguro, já que a transmissão da doença não ocorre por meio da alimentação.

A variante em circulação, H5N1, possui alta patogenicidade e uma taxa de letalidade elevada em humanos, com a OMS alertando que cerca de 50% dos casos resultam em morte. Desde 2003, foram registrados aproximadamente mil casos em 24 países, todos associados ao contato com aves infectadas.

Leia mais em o-globo