HOME FEEDBACK

Após conversa com Trump, Putin aceita cessar-fogo temporário com a Ucrânia

Putin e Trump firmam cessar-fogo de 30 dias entre Rússia e Ucrânia. Troca de prisioneiros e negociação de novos termos devem seguir nas próximas semanas.

PUTIN ACEITA CESSAR-FOGO COM A UCRÂNIA

Nesta terça-feira (18), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, aceitou um cessar-fogo com a Ucrânia, conforme anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em sua rede social, Truth Social.

A decisão foi fruto de uma conversa telefônica de 90 minutos entre os dois líderes. A Rússia interromperá os ataques por 30 dias contra a infraestrutura e a rede energética da Ucrânia.

Embora o objetivo dos EUA fosse um cessar-fogo total, isso não foi alcançado. Trump disse: “Concordamos com um cessar-fogo imediato em toda a energia e infraestrutura” e que a guerra não teria começado se ele estivesse no poder na época.

O Kremlin anunciou que haverá troca de prisioneiros, com ambos os lados liberando 175 prisioneiros de guerra cada. A Rússia entregará a Kiev 23 combatentes feridos.

Quanto ao cessar-fogo de 30 dias, a Rússia destacou a necessidade de controle das hostilidades e a interrupção do alistamento militar forçado na Ucrânia. O governo também informou que Trump aceitou a proposta de partidas de hóquei no gelo entre jogadores russos e americanos.

As conversas entre os líderes continuarão.

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan