Após cúpula do Brics, Lula recebe premiê da Índia no Alvorada para firmar acordos bilaterais
Lula e Modi assinam acordos estratégicos em visita de Estado, aprofundando laços entre Brasil e Índia. Na quarta-feira, Indonésia se une à agenda bilateral com foco em segurança alimentar e cooperação econômica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta terça-feira, 8, no Palácio da Alvorada, durante visita de Estado.
Os líderes devem assinar pelo menos seis acordos e participar de um almoço com a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.
Modi, após a cúpula do Brics no Rio, segue para Brasília para discutir temas como:
- segurança
- energia
- digitalização
- agricultura
- proteção de dados
Um dos principais anúncios será a criação do Conselho Brasil–Índia para aprofundar a parceria estratégica iniciada em 2006. Além disso, será divulgada a declaração “Índia e Brasil: duas grandes nações com grandes objetivos”, com cinco eixos de cooperação:
- defesa e segurança
- segurança alimentar
- transição energética
- transformação digital
- minerais críticos
A visita também lançará um novo diálogo sobre segurança marítima e uso pacífico do espaço exterior, começando em agosto.
Na quarta-feira, o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, chega a Brasília para discutir:
- segurança alimentar
- crise climática
- conflito no Oriente Médio
A Indonésia, o maior país muçulmano, pode fortalecer o apoio à Cúpula de Segurança Alimentar em setembro. As negociações também incluem:
- exportação de carne bovina brasileira
- abertura do mercado à carne de frango indonésia
As conversas incluem uma reunião bilateral, declaração conjunta e almoço no Palácio do Planalto. Cinquenta acordos estão em negociação, nas áreas de defesa, vigilância sanitária, assistência mútua e educação. Além disso, uma possível visita de Lula à Indonésia está em estudo para a cúpula da ASEAN em outubro.