Após derrota sobre IOF, Lula diz que governo quer tornar “sistema mais justo”
Lula anuncia mudanças tributárias com foco em justiça fiscal após revogação do aumento do IOF. O presidente ressalta que a proposta visa corrigir desigualdades no sistema e garantir que os mais ricos contribuam de forma equitativa.
Após derrota no Congresso, Lula promete mudanças tributárias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à derrubada do decreto que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pelo Congresso. Ele afirmou, nas redes sociais, que a gestão busca mudanças tributárias para “combater privilégios e injustiças” e tornar o sistema “mais justo”.
Lula compartilhou uma história em quadrinhos sobre o tema, onde um homem explica a proposta do governo, ressaltando a importância de entender as novas medidas.
Ele destacou que a proposta é simples:
- Quem tem mais paga mais, proporcionalmente.
- Quem tem menos paga menos.
O presidente definiu isso como “justiça fiscal” e uma “mudança que queremos construir” para corrigir uma “injustiça histórica” e garantir que os super-ricos contribuam de forma mais justa.
Após a aprovação do projeto de decreto legislativo (PDL) pelo Congresso, que revogou o aumento do IOF, o governo precisará encontrar alternativas para lidar com a queda na arrecadação, que pode resultar em um contingenciamento de R$ 12 bilhões para atender obrigações fiscais.