HOME FEEDBACK

Após disparar, preço do petróleo perde fôlego; Bolsas globais têm volatilidade

Petróleo sobe na abertura das negociações, mas incertezas sobre a resposta do Irã podem afetar os preços. Analistas alertam para possíveis interrupções no tráfego pelo Estreito de Ormuz, uma rota crucial para o petróleo.

Petróleo sobe e depois perde força na abertura dos negócios na Ásia, devido a incertezas sobre a resposta do Irã aos bombardeios dos Estados Unidos.

A alta inicial foi de 5,7%, mas na manhã de segunda-feira, o Brent registrava alta de 0,71%, cotado a US$ 77,56 o barril. Já o tipo Texas estava a US$ 74,37, alta de 0,72%.

Dólar valorizou 0,5% e os títulos do tesouro dos EUA caíram. As Bolsas estão voláteis, com a Europa em queda e a Ásia fechando em alta, exceto Tóquio.

Estreito de Ormuz sob atenção. Um bloqueio poderia aumentar os preços da energia. O ministro das Relações Exteriores do Irã declarou que o país reserva "todas as opções" para a resposta, mas ainda não há sinais de interrupção.

Parlamento iraniano aprovou fechamento do Estreito, que precisa da aprovação do Conselho Supremo de Segurança Nacional e do aiatolá Khamenei.

Analistas destacam incertezas sobre o fechamento do Estreito, sendo esse um fator chave para os mercados:

  • "Esse não é o nosso cenário central," diz Francisco Simon, chefe de estratégia da Santander.
  • Mohit Kumar, da Jefferies, prevê interrupções, mas não um fechamento completo.
  • Ulrich Urbahn alerta que um fechamento poderia levar a um cenário de estagflação.

A reação do mercado tem sido moderada desde o início do conflito entre Israel e Irã, e uma queda adicional pode ser limitada por preparações de investidores.

Leia mais em o-globo