Após encontro por cessar-fogo, drone russo mata 9 na Ucrânia
Ataque aéreo deixa 9 mortos em van civil na Ucrânia, em meio a negociações entre Rússia e Ucrânia. Presidente Zelensky classifica incidente como "deliberado a civis" e pede sanções mais severas contra a Rússia.
Drone russo Lancet atinge van civil na Ucrânia, resultando na morte de 9 pessoas neste sábado (17.mai.2025).
O ataque ocorreu em Bilopillia, próximo à fronteira com a Rússia, enquanto a van se dirigia a Sumy. Outras 7 pessoas ficaram feridas, com 4 em estado grave.
O incidente ocorreu após um encontro em Istambul entre delegações da Ucrânia e da Rússia, onde se decidiu pela troca de 1.000 prisioneiros de cada lado, mas sem acordos de cessar-fogo.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky classificou o ataque como “deliberado a civis”. O Exército russo ainda não comentou sobre o ocorrido.
Bilopillia, com cerca de 15.000 habitantes, sofre bombardeios constantes. Zelensky afirmou que os russos sabiam que tipo de veículo estavam atacando e pediu por “sanções fortes” contra a Rússia.
A União Europeia deve aprovar novas sanções na próxima terça-feira (20.mai.2025), mas não há confirmação sobre a posição dos Estados Unidos.