Após fracasso na primeira votação, Merz fará nova tentativa para ser empossado premiê da Alemanha
Friedrich Merz enfrenta um desafio crucial para se tornar o novo primeiro-ministro da Alemanha após uma derrota inesperada na primeira votação. A segunda tentativa deve ocorrer ainda hoje, com a possibilidade de formar um novo governo de coalizão.
Friedrich Merz, líder conservador, tentará novamente obter apoio parlamentar como primeiro-ministro da Alemanha nesta terça-feira (6), após uma derrota surpreendente na primeira votação.
Na primeira tentativa no Bundestag, Merz não conseguiu a maioria necessária, permanecendo com apenas 310 votos, enquanto eram exigidos 316 dos 630 parlamentares.
É a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que um premiê indicado não obtém apoio na primeira votação. Merz foi indicado para liderar um novo governo de coalizão entre o bloco conservador CDU/CSU e os social-democratas de centro-esquerda.
Após o resultado, Merz, visivelmente abalado, se retirou para discussões de emergência com aliados e parceiros de coalizão. Se a segunda votação for bem-sucedida, ele será formalmente nomeado pelo presidente Frank-Walter Steinmeier e empossado pelos parlamentares, antes da cerimônia de transição com o atual primeiro-ministro Olaf Scholz.