HOME FEEDBACK

Após medidas de Lula, jornal inglês diz que Trump causou maior ruptura entre Brasil e EUA

Lula critica relação com os EUA após sanções de Trump e promete enfrentar os desafios. Presidente brasileiro exprime otimismo diante da crise diplomática e enfatiza a importância da democracia.

The Guardian relata que o presidente dos EUA, Donald Trump, gerou uma severa ruptura diplomática com o Brasil ao impor tarifas de 50% sobre importações brasileiras e sancionar o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A reportagem aborda as medidas do governo brasileiro para mitigar o impacto das tarifas americanas na economia nacional.

O jornal também destaca a declaração de Lula de que, se os protestos de 6 de janeiro de 2021 tivessem ocorrido no Brasil, Trump seria julgado e que o julgamento da trama golpista, envolvendo Jair Bolsonaro, seria “a democracia elevada à enésima potência”.

Lula afirmou que as relações diplomáticas entre os países estão sendo "jogadas no lixo" e criticou a postura americana de demonizar seus opositores.

Apesar da situação, o The Guardian enfatiza o tom esperançoso de Lula, que exortou a população a não ter "medo ou ansiedade", afirmando que “a humanidade criou grandes coisas em tempos de crise”.

Leia mais em valoreconomico