HOME FEEDBACK

Após polêmica com Dinamarca, vice de Trump anuncia viagem para Groenlândia

Vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, viaja à Groenlândia para acompanhar sua esposa e discutir segurança regional. A visita ocorre em meio a críticas da Dinamarca e ressaltos de interesses estratégicos dos EUA na ilha.

Vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, anunciará visita à Groenlândia com sua esposa, Usha, após críticas da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, sobre a pressão americana no território.

A viagem de Usha Vance ocorre de quinta a sábado, durante a corrida de trenós em Sisimiut. Vance justifica sua presença para verificar a “segurança” da ilha e as condições dos membros da Força Espacial dos EUA.

Desde a volta ao poder, Trump expressa interesse em controlar a Groenlândia para segurança nacional, apesar da reação dos líderes locais. Frederiksen criticou a visita, afirmando que não é respeitosa.

O primeiro-ministro interino da Groenlândia, Mute Egede, declarou que não haverá reuniões oficiais com a delegação, que só ocorrerão após a formação do novo governo.

A Groenlândia é visto como um “tesouro do Ártico” devido a suas vastas reservas minerais e óleo, atraindo o interesse dos EUA, China e Rússia. Brian Hughes, do Conselho de Segurança Nacional, afirmou que a visita visa construir parcerias respeitando a autodeterminação da ilha.

Os EUA têm presença militar na Groenlândia desde a década de 1950, com a Base de Pituffik, e demonstraram interesse por recursos minerais estratégicos. Pesquisa recente mostra que 85% da população groenlandesa rejeita a ideia de se tornarem parte dos EUA.

Leia mais em exame