Após romper com Trump, Musk diz que formou novo partido político nos EUA
Elon Musk anuncia a formação do "Partido América" com apoio de 65% de seus seguidores em enquete. A criação do novo partido surge após desentendimentos com Donald Trump sobre um projeto de lei polêmico.
Elon Musk anunciou, neste sábado (5), a criação do “Partido América”, após realizar uma enquete em sua rede social X, onde 65% dos 1,2 milhão de votos foram favoráveis à ideia de um novo partido político nos EUA.
Musk afirmou: "Vocês querem um novo partido político e vocês o terão!" O anúncio ocorreu um dia após o presidente Donald Trump assinar um projeto de lei de cortes fiscais que Musk criticou.
Apesar de ter investido **milhares de milhões** na campanha de Trump 2024, os dois entraram em desacordo, especialmente após Trump ameaçar cortar subsídios a empresas de Musk. O bilionário se comprometeu a usar seus recursos para afastar legisladores que apoiaram a legislação.
Republicanos temem que as tensões entre Musk e Trump afetem suas chances nas eleições de meio de mandato de 2026.
Entretanto, a proposta de Musk de quebrar o bipartidarismo enfrenta desafios, com história de fracassos em tentativas de terceiros partidos nos EUA. O mais bem-sucedido foi o bilionário Ross Perot, que conquistou 19% dos votos em 1992.
Lee Drutman, pesquisador do think tank New America, destacou que a polarização política atual dificulta o êxito de um partido alternativo e que "partidos terceiros são tradicionalmente estraga-prazeres". Ele ressaltou que, se houvesse um partido central popular, já teria sido formado.