HOME FEEDBACK

Após saída de Lupi, governo Lula deve mudar comando do Ministério das Mulheres

Márcia Lopes deve assumir a pasta em meio a mudanças estratégicas no governo Lula. A nova gestão busca fortalecer áreas sociais e atender a demandas por maior representatividade feminina.

Governo Lula pode trocar comando do Ministério das Mulheres

Poucos dias após a saída de Carlos Lupi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a realizar uma mudança na Esplanada dos Ministérios.

A assistente social Márcia Lopes confirmou, nesta segunda-feira (5), que aceitou o convite para liderar o Ministério das Mulheres. A nomeação foi comunicada a Cida Gonçalves pelo próprio Lula na última sexta-feira (2).

Márcia, com uma longa trajetória no PT, foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2010-2011) e atuou como secretária-executiva da mesma pasta (2004-2008). Ela é paranaense, professora e disputou a prefeitura de Londrina em 2012.

Em 2022, integrou a equipe de transição, coordenando o grupo técnico de assistência social. É também irmã de Gilberto Carvalho, ex-ministro e conselheiro político de Lula desde os anos 1980.

A troca no Ministério das Mulheres ocorre em um contexto de reorganização política, visando recuperar a confiança em áreas envolvidas em escândalos e fortalecer pastas sociais, especialmente diante da pressão por maior representatividade feminina e políticas públicas com recorte de gênero.

Leia mais em infomoney