Após salto em reclamações, Febraban sugere ao BC mudanças no débito em conta
Febraban propõe mudanças nas regras de débito em conta para combater aumento de fraudes. A entidade aponta que a alteração de 2021 favoreceu práticas ilícitas, resultando em um crescimento significativo nas reclamações de clientes.
Febraban propõe mudanças ao Banco Central após aumento de reclamações de débitos não reconhecidos em contas.
O problema começou com uma mudança em 2021 que retirou a necessidade de autorização do cliente para débitos interbancários, visando facilitar cobranças de fintechs.
Essa alteração, no entanto, abriu brechas para golpes. Em 2024, foram relatadas 3.223 reclamações, marcando um aumento de 68%.
A Febraban expressou preocupação e pediu que a regulação reincorpore a confirmação de autorização de débito antes de cobranças a terceiros, sem comprometer a experiência do usuário.
A entidade destacou que, apesar da resolução 4.790 de 2021, alguns bancos estão bloqueando débitos futuros imediatamente e tratativas estão sendo realizadas com empresas para esclarecimentos.
Além disso, os bancos já estão adotando comunicação prévia aos clientes, permitindo que eles conheçam e contestem débitos futuros.
O Banco Central não se manifestou sobre o assunto.