Após tarifaço de Trump, Dino diz que é uma 'honra' integrar STF e defender soberania do Brasil
Ministro Flávio Dino afirma que defender a soberania nacional é uma honra ao integrar o STF. A declaração surge em meio a tensões comerciais após os anúncios de tarifas por Donald Trump sobre produtos importados do Brasil.
Ministro Flávio Dino considera uma “honra” integrar o Supremo Tribunal Federal (STF) e atuar em defesa da soberania nacional.
A declaração surge após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, atribuída a decisões do STF.
Dino, indicado por Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a palavra “BRASIL” em caixa alta em sua publicação no Instagram, sem mencionar Trump diretamente.
Na segunda-feira, Trump disse que Jair Bolsonaro (PL) é alvo de uma suposta perseguição. O STF decidiu não comentar as declarações, considerando a questão no campo político e diplomático.
A carta de Trump afirma que a tarifa de 50% considera "ataques contra as eleições livres e direitos fundamentais". Ele cita "censura secreta e ilegal" do STF às redes sociais.
Trump ainda declarou que o tratamento dado a Bolsonaro é uma “vergonha internacional”. Bolsonaro é réu em uma ação no STF relacionada a uma suposta trama golpista.