Após tarifaço de Trump, Lula convoca Rui Costa e Gleisi para reunião no Alvorada para definir reação
Governo brasileiro discute estratégias para contrabalançar tarifas impostas pelos EUA. Equipe técnica será formada para avaliar resposta adequada às medidas de Donald Trump.
Reunião de emergência no Brasil: Um dia após Donald Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com ministros no Palácio da Alvorada.
A agenda durou cerca de 2 horas e não estava prevista nos compromissos oficiais.
Durante o encontro, foram discutidos os passos do governo para reagir à medida americana. O ministro Rui Costa fará parte de um grupo de trabalho que formularei a resposta, envolvendo técnicos de vários ministérios.
- Fazenda
- Desenvolvimento
- Agricultura
- Relações Exteriores
A equipe será coordenada pela Casa Civil.
Uma das opções em consideração é a Lei da Reciprocidade, que permitiria ao Brasil impor tarifas similares sobre produtos americanos.
A avaliação interna é de que as medidas de Trump são motivadas politicamente e desrespeitam acordos multilaterais. A resposta do governo levará em conta o impacto econômico e o contexto geopolítico atual.
Interlocutores apontam que, com essa ação, Trump busca se reposicionar como defensor da indústria americana, assim como fez em seu primeiro mandato.
Lula também mantém contato direto com o Itamaraty e a equipe econômica para definir a resposta. Um posicionamento mais claro deve ser apresentado em breve.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, estava na residência oficial da Presidência, mas os despachos foram agendados anteriormente.