HOME FEEDBACK

Após tarifaço, mercado eleva projeção sobre cortes de juros nos EUA

O aumento das tarifas impostas por Trump leva o mercado a rever suas expectativas sobre cortes de juros nos EUA. Economistas alertam para um possível impacto negativo na economia e nas finanças dos consumidores.

Tarifaço de Trump anunciado em 3 de maio aumenta expectativas de cortes de juros nos EUA. O mercado projeta quatro cortes de 0,25 ponto percentual até o final do ano, elevando as taxas para um intervalo entre 3,25% e 3,5%.

Expectativa de resultados negativos no 'Dia da Libertação' foi superada. Tarifas acima do esperado impactam especialmente potências exportadoras asiáticas. Uma nova tarifa básica de 10% será aplicada a todos os países a partir de 9 de maio, e isenções de taxas para importações chinesas de baixo valor foram removidas.

Trump admite que tarifas podem prejudicar a economia no curto prazo. Aumento das probabilidades de recessão e altas tarifas geram receios de uma contração econômica nos EUA e em outras regiões.

Expectativas de que a inflação suba, pois fornecedores e varejistas ajustam preços. Um dólar mais fraco não compensa choques econômicos, e rendas estão sob pressão. Tarifas podem agir como um "imposto", causando queda nos gastos reais dos consumidores.

Para evitar deterioração do emprego e controlar a inflação, o Federal Reserve (Fed) precisará realizar cortes adicionais nas taxas.

Os mercados aguardam as respostas das principais economias e possíveis retaliações dos EUA, com incertezas frustrando investidores, conclui Oliver Blackbourn.

Leia mais em valorinveste