Após visita ao Japão, Lula desembarca no Vietnã
Lula busca fortalecer laços comerciais com o Vietnã e pressionar por ações sustentáveis em encontro com o primeiro-ministro. A viagem é parte da estratégia do Brasil para se integrar mais aos países da Asean e ampliar o mercado para produtos brasileiros.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou em Hanói, Vietnã, nesta 5ª feira (27.mar.2025), acompanhado de delegação brasileira.
O chefe do Executivo se reunirá com o primeiro-ministro Pham Minh Chin para discutir medidas sustentáveis e pressionar sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).
Lula também abordará a publicação de NDCs, essenciais para a COP30 em novembro, em Belém (PA), temendo que a ausência de engajamento possa comprometer o evento.
Outro objetivo da visita é ampliar as oportunidades de mercado para produtos brasileiros, com o Vietnã importando aproximadamente US$ 4 bilhões em 2024, principalmente das indústrias têxtil e agropecuária.
A viagem do presidente integra a estratégia de aproximação com países da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), como Malásia e Indonésia.
Lula veio de uma viagem de 3 dias ao Japão, onde se encontrou com a família imperial, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e empresários.
A volta de Lula ao Brasil está agendada para sábado (29.mar).