HOME FEEDBACK

Apple abrirá modelos de inteligência artificial para desenvolvedores terceirizados

Apple se prepara para expandir seus modelos de IA a desenvolvedores externos, visando inovar em aplicativos. A nova abordagem será apresentada na WWDC e pode transformar o ecossistema da App Store.

Apple Inc. está se preparando para permitir que desenvolvedores terceirizados criem softwares usando seus modelos de inteligência artificial. O objetivo é estimular novos aplicativos e tornar seus dispositivos mais atraentes.

A fabricante do iPhone está trabalhando em um kit de desenvolvimento que permitirá a criação de recursos de IA com base nos modelos de linguagem do Apple Intelligence. O plano será revelado em 9 de junho, durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC).

Atualmente, o Apple Intelligence já impulsiona funcionalidades do iOS e macOS, como edição de texto e resumos de notificações. A nova abordagem permitirá que desenvolvedores integrem a tecnologia em seus aplicativos.

A Apple planeja disponibilizar modelos menores que operam em seus dispositivos, em vez de modelos mais robustos baseados em nuvem. Essa iniciativa busca posicionar a Apple como líder em IA generativa, um campo que enfrentou desafios para a empresa até agora.

Espera-se que o novo plano para desenvolvedores seja um dos principais destaques da WWDC, junto com versões reformuladas dos sistemas operacionais do iPhone, iPad e Mac, parte do projeto chamado Solarium.

Além disso, a Apple está planejando um modo de gerenciamento de bateria com tecnologia de IA e um aplicativo de saúde com IA, que será lançado apenas em 2026.

O Apple Intelligence teve um lançamento problemático, com a pausar de alguns recursos devido a erros e limitações no acesso dos desenvolvedores aos modelos da Apple. Muitos recorreram a tecnologias de terceiros, como TensorFlow do Google.

A Apple espera replicar o sucesso da App Store, oferecendo modelos de fácil integração. Isso pode gerar um aumento na receita, já que a empresa retém parte da receita de assinaturas.

Recentemente, decisões judiciais têm pressionado a Apple a permitir que desenvolvedores direcionem clientes para a web, o que pode afetar a receita. A empresa introduzirá um novo recurso chamado App Intents no ciclo de lançamento do iOS 19, que começa em setembro.

Leia mais em valoreconomico