HOME FEEDBACK

Apple é processada por acionistas por supostamente inflar progresso em IA

Acionistas alegam que a Apple enganou o mercado ao prometer avanços em inteligência artificial na Siri. A ação pode resultar em perdas significativas e envolve executivos da empresa em um tribunal federal.

A Apple enfrenta uma ação coletiva por fraude em valores mobiliários, proposta por acionistas nesta sexta-feira.

Os investidores acusam a empresa de minimizar o tempo necessário para integrar inteligência artificial avançada à assistente de voz Siri, o que teria impactado negativamente as vendas do iPhone e o preço das ações.

A queixa envolve acionistas que alegam perdas de centenas de bilhões de dólares entre junho do ano passado e 9 de junho deste ano, data em que a Apple apresentou várias melhorias em seus produtos, mas com mudanças modestas em IA.

A Apple não se pronunciou sobre o assunto. Entre os réus estão o presidente-executivo Tim Cook, o diretor financeiro Kevan Parekh e o ex-diretor financeiro Luca Maestri.

Os acionistas, liderados por Eric Tucker, afirmaram que a Apple gerou expectativas em relação à IA na Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC) de junho de 2024, prometendo melhorias significativas para a Siri e nos dispositivos iPhone 16.

No entanto, segundo eles, a Apple não possuía um protótipo funcional dos novos recursos da Siri baseados em IA e não poderia garantir que estariam prontos para os iPhones 16.

A situação piorou em 7 de março, quando a Apple adiou algumas atualizações da Siri para 2026, e na WWDC de 9 de junho, quando a avaliaram progressos em IA decepcionou analistas.

Leia mais em infomoney