HOME FEEDBACK

Apple, Nike, Tesla e Walmart: ações de grandes empresas despencam após ‘tarifaço’ de Trump

Mercados globais enfrentam forte desvalorização após tarifas de Trump. Investidores reagem às incertezas sobre o impacto das taxas nas grandes empresas e na economia mundial.

Mercados acionários em queda global

Nesta quinta-feira, investidores de todo o mundo observaram os principais mercados derreterem após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar tarifas às importações de mais de 60 países.

Incertezas em Wall Street inundaram os distritos financeiros, com forte impacto em empresas do setor de consumo. Marcas como Apple, Nike e General Motors cederam, refletindo preocupações sobre o encarecimento de suas produções e a pressão no consumo americano. Companhias estrangeiras, como a Samsung, também enfrentaram quedas.

Desempenho dos índices:

  • Dow Jones: -3,98%, a 40.545 pontos
  • S&P 500: -4,84%, a 5.396 pontos
  • Nasdaq: -5,97%, a 16.550 pontos
  • FTSE 100 (Londres): -1,55%
  • DAX (Frankfurt): -3,01%
  • CAC 40 (Paris): -3,31%

As tarifas anunciadas por Trump impactam a produção das companhias, especialmente em locais como Vietnã (46%), Camboja (49%) e Indonésia (32%).

A Casa Branca busca evitar rotas de fuga para essas empresas, o que pode resultar em efeitos profundos e duradouros no comércio global e na economia. O economista-chefe para a Ásia do HSBC, Frederic Neumann, alerta que é quase impossível atingir apenas um país com tarifas e que isso pode gerar danos colaterais em todo o mundo.

Leia mais em o-globo