HOME FEEDBACK

Apple sinaliza divórcio com o Google e pressiona ação da Alphabet

Apple considera novas parcerias de busca com foco em inteligência artificial, potencializando a concorrência com o Google. A mudança pode ameaçar o lucrativo acordo de US$ 20 bilhões que garante ao Google o status de mecanismo de busca padrão no Safari.

Apple busca novas parcerias para ferramentas de busca com inteligência artificial, o que pode afetar sua relação lucrativa com o Google.

A informação foi revelada por Eddy Cue, vice-presidente de serviços da Apple, durante um julgamento antitruste em que o Google já foi derrotado.

Seus comentários provocaram uma queda de 9% nas ações da Alphabet e um fechamento final em 7,5% de desvalorização.

A Apple também experimentou uma queda inicial de 3% em suas ações, encerrando o dia em queda de 1,1%. O Google paga US$ 20 bilhões por ano para ser o mecanismo padrão de busca no Safari.

O fim dessa parceria pode ser um duro golpe para o Google, que depende fortemente da venda de anúncios em serviços de busca.

Cue observou que as buscas no Safari diminuíram, atribuindo isso ao uso crescente de aplicativos de inteligência artificial. Ele mencionou futuras alternativas de busca, como OpenAI, Anthropic e Perplexity.

“Hoje há muito mais potencial, porque existem novos entrantes,” disse Cue, ressaltando a competição no setor. O Google será mantido como padrão, mas Cue expressou preocupação com a perda de receita.

No mês passado, o Google foi condenado por monopólio nos serviços de busca, e agora o Departamento de Justiça analisa possíveis sanções, incluindo a venda do Chrome.

A empresa alegou que as propostas do DOJ são prejudiciais aos consumidores e ameaçam a liderança tecnológica dos EUA, afirmando que as pessoas usam o Google por escolha, não por obrigação.

Leia mais em braziljournal