HOME FEEDBACK

Aprovação de Lula cai a 48% após disputa com Trump esfriar, mostra AtlasIntel

A queda na aprovação de Lula reforça a necessidade de uma estratégia mais forte para 2026. O presidente agora enfrenta desafios adicionais com a ascensão do governador Tarcísio de Freitas nas pesquisas.

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu em agosto, segundo a pesquisa LatAm Pulse da AtlasIntel para a Bloomberg News.

Aprovação de Lula recuou para 48%, dois pontos a menos em relação a julho. A desaprovação subiu para 51%.

Após a ameaça de tarifas de 50% de Donald Trump sobre produtos brasileiros, Lula havia visto um aumento na aprovação, ao se posicionar como defensor da soberania nacional.

Agora, é esperado que Lula encontre uma mensagem mais contundente antes das eleições de 2026.

Em um eventual segundo turno, Lula está atrás do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por 48,4% a 46,6%. Contra Bolsonaro, Lula aparece empatado em 48,3%, e venceria Michelle Bolsonaro por 48,8% a 47,9%.

A ligeira vantagem de Tarcísio indica uma reversão em relação a julho, quando Lula liderava por cerca de 4 pontos, agradando investidores que veem Tarcísio como uma alternativa amigável ao mercado.

Tarcísio, no entanto, reiterou que não pretende disputar a presidência e busca a reeleição em São Paulo. Aliados indicam que sua candidatura depende do apoio explícito de Bolsonaro.

O deputado Eduardo Bolsonaro criticou, em redes sociais, os esforços para encontrar um substituto para seu pai, afirmando: “Qualquer decisão política será tomada por nós.”

A pesquisa foi realizada entre 20 e 25 de agosto, ouvindo 6.238 pessoas, com margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.

Leia mais em infomoney