HOME FEEDBACK

Argentina classifica Cartel de Los Soles como organização terrorista

Argentina inclui Cartel de Los Soles no registro de organizações terroristas. A decisão ocorre em meio ao aumento da pressão dos EUA sobre o suposto grupo criminoso vinculado ao governo venezuelano de Nicolás Maduro.

Governo da Argentina, liderado por Javier Milei, incluiu o Cartel de Los Soles no RePET (Registro Público de Pessoas e Entidades vinculadas a Atos de Terrorismo) em 26 de agosto de 2025.

A medida visa cumprir compromissos internacionais contra o terrorismo e crime organizado.

Estados Unidos acusam Nicolás Maduro, da Venezuela, de integrar o cartel, cuja existência é contestada por líderes como Gustavo Petro, da Colômbia.

A Argélia alega que relatórios oficiais comprovam atividades ilícitas do cartel, incluindo tráfico de drogas e contrabando.

O porta-voz de Milei, Manuel Adorni, classifica o cartel como uma “organização criminosa”.

No Paraguai, o governo também declarou o Cartel de Los Soles como “organização internacional terrorista” em 22 de agosto de 2025.

Essas ações ocorrem sob pressão dos EUA, que aumentaram a recompensa por informações sobre Maduro para US$ 50 milhões em 7 de agosto.

Os EUA o acusam de conspiração com o narcoterrorismo e apreenderam mais de US$ 700 milhões em bens ligados ao presidente venezuelano.

Maduro, por sua vez, mobilizou 4,5 milhões de milicianos em resposta às ameaças dos EUA, mencionando uma “renovação das ameaças extravagantes”.

Leia mais em poder360