Argentina suspende importação de frango do Brasil por gripe aviária
Argentina suspende importação de carne de frango do Brasil após confirmar caso de gripe aviária. Medida visa proteger a saúde animal e será mantida até que o Brasil demonstre estar livre da doença.
A Argentina suspendeu a importação de carne de frango e subprodutos do Brasil em 16 de maio de 2025, após a confirmação do 1º caso de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul.
A suspensão, informada pelo Senasa, permanecerá até que o Brasil prove estar livre da doença.
No dia anterior, o Mapa confirmou o diagnóstico na granja gaúcha e destacou que a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.
O ministro Carlos Fávaro decretou estado de emergência zoossanitária em Montenegro por 60 dias, estabelecendo uma área de controle de 10 km ao redor da granja com cerca de 17 mil aves.
Relatos indicam que em um galpão, todas as galinhas morreram e no outro, 80% dos animais faleceram, sendo o restante sacrificado.
O governo do Rio Grande do Sul também confirmou a morte de 38 aves silvestres no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul devido ao vírus da influenza aviária, aumentando o estado de alerta sanitário.
Apesar das medidas restritivas, associações do setor no Brasil consideram o caso "pontual" e afirmam que o país continua cumprindo os protocolos sanitários internacionais.
Em resposta à situação, o governo argentino recomendou que os estabelecimentos avícolas adotem práticas de proteção e higiene, como:
- Manter os animais em áreas protegidas;
- Realizar limpeza e desinfecção periódica dos galinheiros;
- Usar roupas e calçados exclusivos durante o manejo;
- Impedir o acesso de aves silvestres a água e alimentos.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, alcançando mais de 5 milhões de toneladas em 2024, com principais destinos como China, Japão, Emirados Árabes Unidos e União Europeia.
A confirmação do caso no Rio Grande do Sul compromete o status sanitário de livre de gripe aviária em produção comercial, afetando mercados e exigências nas exportações.