HOME FEEDBACK

Argentina vai zerar imposto sobre celulares; veja os preços

Argentina anuncia redução e futura eliminação de tarifas de importação sobre celulares, visando preços mais competitivos. A medida pode fazer com que dispositivos como iPhones e smartphones da Samsung se tornem significativamente mais baratos no país.

Manuel Adorni, porta-voz presidencial da Argentina, anunciou em 13 de maio de 2025 que o governo argentino irá reduzir e abolir as tarifas de importações sobre aparelhos celulares.

A eliminação das taxas ocorrerá em duas etapas:

  • Nos próximos dias, as novas tarifas de importação estarão em vigor;
  • Em 2026, as taxas serão totalmente zeradas.

Segundo Adorni, um celular com tecnologia 5G na Argentina custa o dobro que no Brasil e nos EUA. Com a mudança, um iPhone 16 Pro Max será mais barato na Argentina do que no Brasil.

No futuro, o governo planeja reduzir de 19% para 9,5% os impostos internos sobre celulares, televisores e ar-condicionados importados. Além disso, as taxas de produtos da Terra do Fogo poderão ser zeradas, beneficiando empresas como a Samsung.

Essas mudanças poderão diminuir o preço do iGalaxy S25 Ultra em aproximadamente R$ 1.600 e, em comparação ao Brasil, o preço seria em torno de R$ 2.560 mais barato.

A Argentina também planeja reduzir os impostos de importação sobre consoles de videogame, de 35% para 20%, com expectativa de que os preços dos produtos eletrônicos importados recuem pelo menos 30%.

Adorni é o candidato do partido La Libertad Avanza nas eleições de Buenos Aires, programadas para o dia 18 de maio de 2025.

Leia mais em poder360