HOME FEEDBACK

Arrecadação federal segue trajetória ascendente em todos os meses de janeiro a maio deste ano, diz Malaquias

Arrecadação federal mostra crescimento consistente em 2025, superando comparações do ano anterior. Desempenho positivo ocorre sem eventos atípicos que influenciam os resultados.

Arrecadação Federal em Alta

O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, afirmou que a arrecadação federal apresenta uma "trajetória ascendente" em todos os meses de 2023 até maio.

Esse crescimento ocorre mesmo com uma base de comparação alta, como a de 2024. Malaquias destacou que esse desempenho é registrado sem fatores atípicos, ou seja, sem eventos não recorrentes que impactem a arrecadação.

Os principais fatores atípicos em 2024 foram:

  • Tributação dos fundos exclusivos, que aumentou a arrecadação.
  • Calamidade no Rio Grande do Sul, que a reduziu.

A declaração foi feita em entrevista coletiva para comentar os resultados de maio e do acumulado do ano. Esta foi a primeira coletiva do ano sobre dados de 2025, já que os auditores estavam em greve, a qual foi suspensa por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STF).

Em maio, a arrecadação federal de impostos atingiu R$ 230,152 bilhões, com alta real de 7,66% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No acumulado de janeiro a maio, a arrecadação totalizou R$ 1,191 trilhão, apresentando uma alta real de 3,95%.

Leia mais em valoreconomico