As boas notícias da pesquisa Genial/Quaest para Lula de olho em 2026
Pesquisa Genial/Quaest mostra leve melhora na aprovação de Lula e avanço em relação a Tarcísio. A rejeição ao presidente é mais gerenciável, mas a disputa para 2026 promete ser acirrada.
Pesquisa Genial/Quaest: Dois relatórios sobre a aprovação do governo Lula e a disputa eleitoral de 2026 indicam boas notícias para o presidente.
A rejeição a Lula parece estar mais ligada a aspectos econômicos do que a um cansaço estrutural. No entanto, a disputa será acirrada.
Lula conseguiu abrir uma diferença de oito pontos em relação a Tarcísio de Freitas: 43% contra 35%. Há dois meses, estavam praticamente empatados (41% a 40%).
A queda de Tarcísio pode ser atribuída a uma abordagem errática sobre o tarifaço de Donald Trump, resultando em um aumento do índice dos que o conhecem e não votariam, de 33% para 39%. O índice dos que "conhecem e votariam" permanece estável (28% para 27%).
Jair Bolsonaro e seus filhos enfrentam uma rejeição maior: 57% dos eleitores os rejeitam. Romeu Zema também viu sua rejeição crescer, de 22% para 33%.
A rejeição de Lula caiu de 57% para 51% em um mês, e o índice de "conhece e votaria" subiu de 40% para 47%.
A aprovação de Lula melhorou, puxada por uma percepção econômica mais favorável, especialmente em relação à inflação de alimentos. A crença no aumento dos preços caiu de 76% para 60%.
Se a rejeição não é totalmente consolidada, Lula pode ampliar suas chances de reeleição com medidas como a conta de luz gratuita e aumento de isenção do Imposto de Renda.
No entanto, os efeitos de médio prazo do tarifaço e a pressão sobre o dólar e juros permanecem como riscos.
O cenário político brasileiro é imprevisível, e dados novos podem alterar a situação rapidamente.