As boas notícias da pesquisa Genial/Quaest para Lula de olho em 2026
A pesquisa indica uma leve melhora na aprovação de Lula, atribuída a uma percepção otimista sobre a inflação e os preços dos alimentos. Contudo, a polarização intensa na disputa eleitoral de 2026 promete uma competição acirrada entre os candidatos.
Relatórios da pesquisa Genial/Quaest mostram resultados positivos para o governo Lula em relação à aprovação e à disputa eleitoral de 2026.
A rejeição ao presidente pode estar mais ligada a aspectos econômicos, que são manejáveis, do que a um cansaço estrutural.
A polarização nas eleições promete ser intensa. Lula obteve um aumento significativo na preferência dos eleitores: de 41% para 43% em relação a Tarcísio de Freitas, que caiu de 40% para 35%.
A queda de Tarcísio pode ser atribuída a sua abordagem errática sobre o tarifaço de Donald Trump, aumentando sua rejeição de 33% para 39%.
Lula viu sua rejeição diminuir de 57% para 51%, com o índice de "conhece e votaria" subindo de 40% para 47%.
A aprovação de Lula teve leve melhora por dois meses consecutivos, impulsionada pela percepção econômica. A crença de que os preços dos alimentos subiram caiu de 76% para 60%.
O presidente pode ter encontrado um caminho para ampliar suas chances de reeleição, utilizando medidas como:
- Conta de luz gratuita para parte do eleitorado.
- Aumento da isenção do Imposto de Renda.
- Intervenção da Petrobras no período eleitoral.
No entanto, há riscos associados a médio prazo, como a pressão sobre dólar e juros. Mudanças rápidas podem ocorrer no cenário político e econômico, alterando o quadro atual.