As mensagens de Lula durante a despedida de Pepe Mujica
Lula presta homenagem a Mujica em velório e destaca seu legado de generosidade e humanidade. O ex-presidente uruguaio, conhecido por sua trajetória de luta e resistência, atraiu multidões em sua despedida.
Presidente Lula se despede de Mujica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se despediu emocionado do ex-presidente uruguaio José Mujica em Montevidéu, após sua morte na terça-feira (13/5), aos 89 anos.
Lula, que estava em Pequim para o fórum da CELAC, voou por 25 horas para o velório no Palácio Legislativo. Ele expressou tristeza pelas recentes perdas, incluindo o Papa Francisco, ressaltando que ambos devem olhar para a humanidade do céu.
Juntamente com sua esposa Janja, Lula passou 45 minutos com a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, e o atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, além de um encontro breve com o presidente chileno Gabriel Boric.
Lula destacou a importância de Mujica, afirmando que suas ideias continuam vivas, e elogiou sua generosidade após 14 anos de prisão sem ódio.
Trajetória de Mujica
- Mujica foi parte do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros nos anos 60.
- Passou quase 14 anos preso durante a ditadura militar (1973-1985).
- Após a restauração da democracia, fez parte da Frente Ampla e foi eleito presidente em 2010.
Ao saber de sua morte, Lula imediatamente contatou Orsi para participar do velório, que ocorreu de quarta (14/5) até quinta (15/5), com milhares de pessoas prestando homenagens.
Mujica havia pedido para ser cremado e enterrado em sua fazenda com sua cadela Manuela, que morreu em 2018.