Assessor de Rubio cita Moraes ao comentar carta de Trump ao Brasil
Darren Beattie critica Alexandre de Moraes e Brasil por ataques a Bolsonaro e impõe tarifas severas. Aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros é uma resposta direta às ações do STF e do governo Lula.
Darren Beattie, subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, criticou o ministro do STF, Alexandre de Moraes, por seus “ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio norte-americano”.
A declaração foi feita através do perfil oficial do órgão no X (ex-Twitter), atualmente sob direção de Marco Rubio.
Beattie afirmou que o ex-presidente Donald Trump impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros como resposta ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo ele, Trump enviou uma carta mencionando as consequências pelos ataques à Bolsonaro e à liberdade de expressão, afirmando: “Tais ataques são uma vergonha”.
Trump declarou que o tratamento do Brasil a Bolsonaro é uma “vergonha internacional” e exige o fim imediato da “caça às bruxas”.
Ele mencionou que o STF emitiu “centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS”, ameaçando empresas com multas e expulsão do mercado.
As tarifas de 50% começarão a valer a partir de 1º de agosto de 2025 para todos os produtos brasileiros enviados aos EUA.