Assista a todos os vídeos dos depoimentos de Bolsonaro e 7 réus ao STF
STF conclui interrogatórios de réus envolvidos em tentativa de golpe de Estado. Ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete citados prestaram depoimentos sobre ações para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
A 1ª Turma do STF concluiu, nesta terça-feira (10.jun.2025), os interrogatórios de 8 réus ligados à tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os depoimentos começaram no dia 9.jun e foram transmitidos ao vivo pelo Poder360 no YouTube.
A PGR investiga se esse grupo impediu a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito em 2022.
O 1º a depor foi Mauro Cid, que fechou um acordo de colaboração com o STF e afirmou que Bolsonaro recebeu e alterou a "minuta do golpe".
A minuta seria um possível decreto para um estado de sítio, com o objetivo de prisões de autoridades, incluindo o ministro Alexandre de Moraes.
O 2º interrogatório foi de Alexandre Ramagem, que negou ter planos de ataque às urnas eletrônicas.
O almirante Almir Garnier Santos negou ter disponibilizado tropas para um golpe e Anderson Torres disse que o documento encontrado em sua casa não era a "minuta do golpe".
Augusto Heleno, ex-ministro do GSI, afirmou que seu pedido de monitoramento de candidatos era para prevenir violência.
Após Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira pediu desculpas a Moraes e negou discutir a minuta do golpe.
O último a depor foi o general Walter Braga Netto, que negou a entrega de dinheiro a Mauro Cid, que foi alegadamente destinado a ações em apoio ao golpe.