Astronautas da Nasa retornam à Terra após ficarem "presos" no espaço durante meses
Após nove meses em órbita, astronautas da Nasa são resgatados em missão marcada por falhas da Boeing. A cápsula da SpaceX levará a dupla de volta após uma estadia que atraiu atenção mundial e gerou debates políticos.
Dois astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, estão a caminho de casa após nove meses em órbita a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX. O resgate encerra uma saga que surgiu devido a uma falha na nave Starliner da Boeing, que deveria ter uma missão de teste de apenas uma semana.
Wilmore e Williams deixaram a Estação Espacial Internacional (EEI) com os astronautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov. A cápsula deve viajar por 17 horas e aterrissar ao largo da costa da Flórida.
Hague comentou: “Foi um privilégio chamar a estação de lar... Crew-9 indo para casa.”
Os astronautas chegaram à EEI em junho do ano passado, como a primeira tripulação da Starliner. No entanto, devido a problemas na aeronave, a missão se prolongou quase nove meses, levando a NASA a decidir o retorno via SpaceX.
A situação se tornou um espetáculo internacional, com a mídia se referindo a eles como “astronautas presos”. Isso trouxe um foco embaraçoso sobre a Boeing, que enfrenta crises e mudança de liderança, além de evidenciar a dependência da NASA da SpaceX.
A estadia prolongada na EEI também repercutiu politicamente. O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu um retorno mais rápido para Wilmore e Williams, alegando que o ex-presidente Joe Biden os “abandonou” por motivos políticos. O CEO da SpaceX, Elon Musk, apoiou o pedido de Trump.