Astronautas de 4 países embarcam em primeira missão a estação espacial a bordo da SpaceX
Peggy Whitson inicia sua quinta missão espacial, acompanhada por astronautas da Índia, Polônia e Hungria, rumo à Estação Espacial Internacional. A equipe será recebida pelos atuais ocupantes da estação após um voo de 28 horas.
A ex-astronauta da Nasa, Peggy Whitson, agora astronauta privada, iniciou seu quinto voo espacial na madrugada desta quarta-feira, junto com astronautas da Índia, Polônia e Hungria. Este é o primeiro voo de seus países para a Estação Espacial Internacional (ISS).
A decolagem ocorreu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 2h30 (horário da costa leste dos EUA), organizada pela Axiom Space com o foguete Falcon 9 da SpaceX.
Um vídeo ao vivo mostrou a espaçonave riscando o céu noturno, deixando um rastro de exaustão amarela.
A Crew Dragon, da missão Axiom 4, deve aterrissar na ISS após 28 horas de voo, onde será recebida pelos sete ocupantes atuais, incluindo três astronautas dos EUA, um do Japão e três da Rússia.
Whitson, 65 anos, e seus colegas – Shubhanshu Shukla (Índia), Sławosz Uznański-Wiśniewski (Polônia) e Tibor Kapu (Hungria) – passarão 14 dias na ISS realizando pesquisas em microgravidade.
Esta é a quarta missão da Axiom desde 2022, que visa levar astronautas patrocinados por empresas e governos ao espaço. O lançamento representa um retorno aos voos espaciais para Índia, Polônia e Hungria após mais de 40 anos.
A participação de Shukla é vista como preparação para o programa Gaganyaan, da Índia, previsto para 2027. Whitson, uma pionreira com 675 dias no espaço, é consultora e diretora de voos da Axiom e já comandou missões na ISS.
A missão foi adiada em 24 horas devido a mau tempo.