Astronautas ‘presos’ em estação espacial retornam à Terra com pouso no mar
Astronautas da missão Crew-9 enfrentaram uma longa espera de nove meses no espaço devido a problemas técnicos na cápsula Starliner. O retorno bem-sucedido foi realizado com a nave Crew Dragon Freedom, da SpaceX, após uma série de manobras complexas.
Astronautas Butch Wilmore e Suni Williams retornam à Terra
Após nove meses no espaço, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams voltaram à Terra no dia 18 de setembro. A missão deveria durar apenas oito dias, mas foi prolongada devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing.
A SpaceX enviou a cápsula Crew Dragon Freedom para o retorno, que se desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada de terça. A missão de retorno incluiu varias etapas críticas e terminou com um pouso bem-sucedido no Golfo do México, às 17h57 locais (18h57 em Brasília).
Além de Wilmore e Williams, a bordo estavam o astronauta Nick Hague e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov, da missão Crew-9. Todo o processo de retorno levou cerca de 17 horas.
Apesar da longa permanência, não foi a mais extensa já registrada. Astronautas geralmente ficam na ISS por cerca de seis meses. Frank Rubio detém o recorde da Nasa com 371 dias e o cosmonauta Valeri Polyakov tem o recorde mundial com 437 dias na estação russa Mir.
Após essa missão, Williams acumula 322 dias no espaço e detém o recorde feminino de nove caminhadas espaciais. Wilmore possui mais de 8 mil horas de voo e já participou de duas missões espaciais.
Com informações da AFP