Ata do Copom e dados de trabalho no Brasil, inflação nos EUA: o que olhar na semana
A semana será decisiva para a economia brasileira e internacional, com a divulgação de importantes indicadores como a ata do Copom e dados de emprego. No exterior, o núcleo do PCE dos EUA se destaca no acompanhamento da inflação.
Depois uma semana repleta de decisões de juros, os próximos dias trarão mais informações sobre política monetária no Brasil e dados de inflação nos EUA.
Destaque da semana: apresentação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, que será divulgada na terça-feira. A ata deve esclarecer a recente decisão de aumentar a taxa Selic para 14,25% a.a. e os próximos passos do Comitê.
Além disso, o Banco Central participará da Reunião do Conselho Monetário Nacional na quinta-feira. O Tesouro apresentará:
- Resultado primário do Governo Central estimado em R$ 31 bilhões, na quarta-feira.
- Relatório mensal da dívida pública, na quinta-feira.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trará dois dados importantes:
- IPCA-15 de março, que deve mostrar uma desaceleração na inflação.
- Dados de emprego: saldo de empregos formais e taxa de desemprego, que serão apresentados na sexta-feira.
Internacionalmente, o foco estará no núcleo do PCE, principal indicador de inflação dos EUA. Também serão divulgados dados de gastos pessoais, rendimento pessoal, deflator do PCE, além dos PMIs de serviços e industriais da Zona do Euro e EUA.