Ataque de rebeldes houthis do Iêmen contra navio mata 2 pessoas no mar Vermelho
Ataque no mar Vermelho resulta em mortes de tripulantes de navio comercial em meio a crescentes tensões regionais. O ataque, atribuído aos houthis, levanta preocupações sobre a segurança da navegação na área após intensificação de conflitos.
Mar Vermelho é palco de mortes em ataque rebelde na noite de segunda-feira (7). Um ataque dos rebeldes houthis matou dois tripulantes e feriu gravemente outros dois em um navio comercial.
A confirmação veio da delegação marítima da Libéria em reunião da OIM (Organização Marítima Internacional da ONU) nesta terça (8). O navio Eternity C, operado por gregos, estava com 22 tripulantes a bordo, sendo 21 filipinos e um russo.
Apesar de ter guardas armados, o navio foi atacado com drones marítimos e foguetes. A administração do navio, Cosmoship Management, informou que a ponte de comando foi atingida, afetando as telecomunicações. A embarcação, danificada e inclinada, estava sem carga
As mortes elevam para seis o total de tripulantes mortos em ataques no mar Vermelho desde junho de 2024. O ataque ocorreu a 90 km do porto de Hodeidah e é o segundo contra navios mercantes na região desde novembro de 2024.
Houve falta de reivindicação por parte dos atacantes. No dia anterior, os houthis haviam assumido a autoria de um ataque ao navio MV Magic Seas, também operado por gregos. Os rebeldes alegaram ter afundado o navio, mas não houve verificação independente.
Após o ataque ao Magic Seas, Israel lançou uma ofensiva contra-alvos no Iêmen, designando a usina de energia e portos como alvos. O porta-voz dos houthis disse que suas defesas responderam ao ataque israelense.
Desde o início da guerra em Gaza, os houthis têm atacado navios no mar Vermelho. A empresa Diaplous alerta para o risco crescente para a navegação comercial na região.
O ataque ao Magic Seas, supostamente de baixo risco, revela como a relação com portos israelenses pode aumentar o perigo, segundo análise da empresa Vanguard Tech. O Eternity C também tem laços semelhantes.