Ataque dos EUA inaugura escalada no Oriente Médio, diz Rússia
Rússia condena ataque dos EUA ao Irã e se oferece como mediadora no conflito. Vladimir Putin destaca apoio a Teerã em reunião com ministro das Relações Exteriores iraniano.
A Rússia declarou nesta 2ª feira (23.jun.2025) que o ataque dos EUA em 21.jun contra instalações nucleares do Irã intensificou o conflito entre Teerã e Israel.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a ação “amplia o número de participantes” e inicia uma nova espiral de escalada.
Em resposta a questionamentos sobre os próximos passos, Peskov mencionou que a Rússia está disposta a agir como mediadora e que novas ações dependerão das necessidades do Irã. O Kremlin possui um acordo de parceria estratégica com Teerã, sem cláusulas de defesa mútua.
Nesta mesma segunda-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, para discutir o conflito com Israel. Putin chamou a ofensiva americana de “infundada” e se ofereceu para “ajudar o povo iraniano”. Araqchi agradeceu o apoio da Rússia.
A declaração russa seguiu a confirmação do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os bombardeios em três instalações nucleares iranianas — em Fordow, Natanz e Esfahan.
O conflito teve início em 12 de junho, quando Israel atacou instalações nucleares e alvos estratégicos do Irã, causando danos ao programa nuclear iraniano.
Como resposta, o Irã lançou 450 mísseis e 1.000 drones contra Israel, com a maioria dos projéteis sendo interceptados. Até agora, foram registrados 24 mortos e centenas de feridos em Israel. O Irã contabiliza pelo menos 430 mortos e 3.500 feridos.