HOME FEEDBACK

Ataque hacker vaza dados do CEO e de mais 130 mil funcionários de gigante bancário

UBS confirma roubo de dados de funcionários após ataque a fornecedor. O banco garantiu que nenhuma informação de clientes foi comprometida e tomou medidas imediatas para proteger suas operações.

UBS Group AG relatou um ataque cibernético que comprometeu informações de seus funcionários através de um fornecedor, a Chain IQ.

Segundo comunicado do UBS, não houve impacto nos dados dos clientes e medidas rápidas foram tomadas após a descoberta do incidente.

O jornal Le Temps informou que dados de mais de 130.000 funcionários foram publicados na dark web, supostamente por um grupo de hackers conhecido como World Leaks.

A Finma, reguladora financeira da Suíça, alertou que ataques cibernéticos a instituições financeiras cresceram quase 50% em 2024 e destacou o risco de terceirização.

O Banco Central Europeu (BCE) também expressou preocupação sobre a falta de medidas contra riscos cibernéticos em alguns bancos.

O CEO da Finma, Stefan Walter, mencionou que os ataques estão se tornando mais comuns e complexos.

O Chain IQ confirmou o ataque, mas não especificou os dados afetados. Informações como o número de telefone do CEO Sergio Ermotti, endereços e detalhes de funcionários também foram vazados.

O banco privado Pictet também foi impactado, mas afirmou que os dados vazados foram limitados a informações de faturas de fornecedores e não incluem dados de clientes.

Leia mais em valoreconomico