HOME FEEDBACK

Ataque israelense provoca 30 mortes em Gaza, anuncia Defesa Civil

Ataque israelense agrava crise humanitária em Gaza, com mortes de civis em busca de ajuda. Defesa Civil alerta para riscos de fome e escassez de recursos na região devastada.

Gaza: A Defesa Civil informou que 30 pessoas morreram em um ataque israelense em 18 de outubro, incluindo 11 que buscavam ajuda.

Os ataques devastaram a Faixa de Gaza, que já lida com grave escassez de alimentos e combustível desde o início da guerra, após o ataque do Hamas em outubro de 2023.

O porta-voz Mahmud Bassal disse à AFP que 11 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas quando as forças israelenses abriram fogo contra multidões no centro de Gaza.

Além disso, 19 pessoas morreram em três bombardeios contra casas e uma loja para deslocados.

Israel impôs um bloqueio total em março, que foi parcialmente aliviado no final de maio, durante uma pausa nas negociações para uma trégua.

O Exército israelense afirmou realizar “operações destinadas a desmantelar as capacidades militares do Hamas” e está verificando os eventos citados pela Defesa Civil. A imprensa enfrenta restrições que dificultam a verificação independente dos números.

A ONU, através do OCHA, alertou sobre o risco de fome em Gaza, destacando a insegurança alimentar catastrófica na região.

Publicado por Luisa Cardoso Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan