HOME FEEDBACK

Ataque russo deixa nove civis mortos na Ucrânia após tentativa de acordo

Ataque com drone russo em ônibus de evacuação deixa nove mortos em Sumy. O presidente Zelensky condena o incidente como um “assassinato deliberado de civis” e destaca a falha nas negociações de paz.

Drone russo atinge ônibus na Ucrânia

No sábado (17), um drone russo atingiu um ônibus evacuando civis na região de Sumy, matando nove pessoas e ferindo sete, segundo autoridades ucranianas.

O ataque ocorreu em Bilopillia, a 10 km da Rússia, poucas horas após negociações de paz entre Moscou e Kiev que não resultaram em cessar-fogo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou o ataque de “assassinato deliberado de civis”.

O luto oficial foi declarado até segunda-feira, enquanto o chefe da comunidade local, Yurii Zarko, classificou o dia de “Sábado Negro”.

Os feridos foram hospitalizados em Sumy, com três em estado grave. Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter atacado uma área militar em Sumy, mas não mencionou esse ataque específico.

Avanços ucranianos e esforços de paz

Um think tank de Washington relatou que forças ucranianas avançam lentamente na região de Kursk. As autoridades russas e ucranianas se encontraram na Turquia para negociações, que terminaram sem progresso. Ambos os lados concordaram em trocar 1.000 prisioneiros de guerra.

Zelensky pediu “sanções severas” contra a Rússia caso não aceitasse um cessar-fogo. Ele se reuniu com líderes europeus para discutir apoio à Ucrânia, afirmando que a pressão sobre a Rússia deve continuar até que o país encerre a guerra.

Leia mais em jovem-pan