Ataque russo mata 9 civis na Ucrânia horas após tentativa de acordo
Ataque aéreo russo deixa civis mortos enquanto Ucrânia e Rússia tentam negociar paz. Presidente Zelenski classifica ação como "assassinato deliberado" e critica falta de avanços nas negociações.
Drone russo ataca ônibus de evacuação na Ucrânia
Um drone russo atingiu neste sábado (17) um ônibus que evacuava civis em Bilopillia, na região de Sumy, matando nove pessoas e ferindo sete, disseram autoridades ucranianas. O ataque ocorreu após negociações de paz entre Moscou e Kiev, que não resultaram em um cessar-fogo.
O governador local e a polícia informaram que o ataque ocorreu a cerca de 10 km da fronteira com a Rússia. A veracidade da informação não pôde ser confirmada pela Associated Press e não houve comentários imediatos de Moscou.
O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, chamou o ato de “assassinato deliberado de civis” e lamentou a oportunidade perdida nas negociações, enfatizando que a Ucrânia busca um cessar-fogo total.
Foi declarado luto oficial em Bilopillia, com o chefe da comunidade chamando o dia de “Sábado Negro”. As vítimas são em sua maioria idosas e os feridos estão sendo atendidos em um hospital em Sumy, com três em estado grave.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas forças atingiram uma área militar em Sumy, sem mencionar o ataque ao ônibus.
Ambas as partes se encontraram na sexta-feira (16) na Turquia para discutir um cessar-fogo temporário, mas as negociações terminaram sem avanços. Apesar de concordarem em uma troca de prisioneiros, permaneceram distantes em relação ao cessar-fogo, uma das principais demandas da Ucrânia.
Zelenski discutiu as negociações com líderes como Donald Trump e os presidentes da França, Alemanha, Grã-Bretanha e Polônia. Em uma reunião na Albânia, ele pediu “sanções severas” contra Moscou se o cessar-fogo total não for aceito.
As partes concordaram em uma troca de 1.000 prisioneiros de guerra, a maior do tipo até agora. O contexto das negociações inclui a continuidade da pressão sobre a Rússia até que o país esteja disposto a encerrar a guerra.