HOME FEEDBACK

Ataques dos EUA destruíram apenas uma das três instalações nucleares do Irã, diz mídia americana

Relatório aponta que apenas um dos três alvos no Irã foi destruído, permitindo que atividades nucleares sejam retomadas em breve. A Casa Branca defende que o ataque foi um sucesso e poderá atrasar o enriquecimento de urânio por até dois anos.

Nova avaliação do governo dos EUA aponta que os ataques de setembro contra instalações nucleares no Irã destruíram apenas um dos três alvos.

O relatório, divulgado pela NBC News, considera o ataque à usina de Fordowbem-sucedido”, podendo atrasar o enriquecimento de urânio por até dois anos.

No entanto, as outras duas instalações bombardeadas não sofreram danos significativos, permitindo a retomada das atividades nucleares em poucos meses, caso o governo iraniano decida.

A porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, afirmou que a operação americana "obliterou totalmente as capacidades nucleares" do Irã, em consonância com o que o presidente Donald Trump havia declarado.

O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, corroborou a afirmação, alegando que as usinas de Fordow, Isfahan e Natanz foram “completamente destruídas”.

Entretanto, uma avaliação preliminar da Agência de Inteligência de Defesa (DIA) sugeriu que o atraso no programa nuclear iraniano poderia ser de apenas alguns meses, o que foi desconsiderado pelo governo Trump, que qualificou a avaliação como de baixo nível de confiabilidade.

Leia mais em valoreconomico