Ataques israelenses atingem reator iraniano em construção e usina, diz Agência
Ataques israelenses danificam reator em construção no Irã e usina de água pesada. Segundo a AIEA, o reator não estava operacional e não apresentava riscos radiológicos.
Ataques militares israelenses atingiram o Reator de Pesquisa de Água Pesada Khondab do Irã, em construção e ainda não operacional, causando danos à usina vizinha que produz água pesada.
Essa informação foi confirmada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta quinta-feira. O ataque faz parte de uma série de ações de Israel contra instalações nucleares iranianas.
O reator, originalmente projetado para produzir plutônio para armas nucleares, teve seu projeto modificado sob um acordo de 2015 visando reduzir o risco de proliferação. O núcleo foi removido e preenchido com concreto.
O Irã havia informado à AIEA que o reator começaria a operar em 2026.
A AIEA esclareceu que o reator estava inoperante e não continha material nuclear, portanto, não há efeitos radiológicos. No entanto, a avaliação inicial de que a usina de produção de água pesada próximo não havia sido atingida foi revisada.
O novo comunicado da AIEA indicou que danos significativos foram encontrados nos principais edifícios da instalação, incluindo a unidade de destilação.