Ataques russos deixam ao menos 9 mortos na Ucrânia
Dois ataques com mísseis na Ucrânia causam 9 mortes e ferimentos, atingindo portos e cidades essenciais. O vice-primeiro-ministro ucraniano condena as ofensivas em um momento crítico, enquanto as negociações de trégua prosseguem.
Dois ataques russos foram registrados na Ucrânia na madrugada desta 4ª feira (12.mar.2025).
Os bombardeios resultaram em 4 mortos no porto de Odesa e 5 vítimas na região central da Ucrânia.
A investida em mísseis atingiu o navio cargueiro MJ Pinar, que transportava trigo para a Argélia. Além dos mortos, 2 pessoas ficaram feridas.
O vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksiy Kuleba, criticou os ataques. “A Rússia está atacando a infraestrutura da Ucrânia, incluindo portos, que garantem a segurança alimentar mundial”, afirmou.
Na região central, mísseis também atingiram a cidade de Kryvyi Rih, danificando uma instalação de serviços essenciais e prédios residenciais. O ataque deixou 15 feridos.
Os bombardeios ocorreram horas após a Ucrânia concordar em assinar uma proposta de trégua, mediada pelos EUA, que prevê um cessar-fogo de 30 dias. Os países aguardam a adesão da Rússia.
Durante as negociações, os EUA concordaram em retomar a ajuda militar e humanitária à Ucrânia e assinaram um acordo que permite a exploração de minerais raros no país. O presidente Donald Trump havia interrompido o envio de recursos após uma discussão com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky.