HOME FEEDBACK

Até Donald Trump reconhece eleições brasileiras, diz Moraes

Ministro Alexandre de Moraes defende a integridade das urnas eletrônicas brasileiras e destaca reconhecimento internacional, incluindo elogios do presidente dos EUA. Declarações foram feitas durante o julgamento de denúncias contra Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes, destacou a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, citando o reconhecimento do presidente dos EUA, Donald Trump. A declaração ocorreu na 4ª feira (26.mar.2025) durante votação que aceitou a denúncia contra Jair Bolsonaro e 7 aliados por tentativa de golpe de Estado.

Moraes mencionou acusação da PGR contra Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, por criar um grupo que questionava a confiabilidade das urnas eletrônicas. “Nunca houve comprovação de fraude ou falha”, afirmou Moraes.

O relator foi seguido no voto por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Cármen Lúcia citou um decreto assinado por Trump (25.mar.2025) que elogia o sistema eleitoral brasileiro e promove mudanças nas regras dos EUA. Moraes comentou que o Brasil é citado como modelo de sucesso.

O decreto, publicado na Casa Branca, destaca que o Brasil possui regras de segurança mais rigorosas, como a identificação biométrica para votar. A Índia também foi mencionada por motivos semelhantes.

O relatório critica a votação pelo correio nos EUA, apontando que, em países como Dinamarca e Suécia, esse voto é limitado a casos específicos.

Leia mais em poder360