HOME FEEDBACK

Atentado do EI contra igreja cristã deixa 22 mortos na Síria, dizem autoridades

Ataque em igreja de Damasco deixa mortos e feridos durante missa. Extremista ligado ao Estado Islâmico é identificado como autor do crime brutal.

Atentado em Damasco: Pelo menos 22 mortos e 63 feridos em ataque suicida em uma igreja no domingo (22/6), segundo o Ministério da Saúde da Síria.

Um homem disparou contra fiéis na Igreja Ortodoxa Grega do Profeta Elias antes de detonar um colete explosivo. O Ministério do Interior ligou o atacante ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI), mas não houve reivindicação de autoria.

Imagens do local mostram estragos significativos: altar danificado e sangue espalhado. Lawrence Maamari, um testemunha, descreveu o momento do ataque, enquanto outro homem, Ziad, relatou a explosão que fez os vidros voarem.

Este foi o primeiro ataque desse tipo em Damasco desde a queda de Bashar al-Assad em dezembro, que encerrou 13 anos de guerra civil.

Em comunicado, o Patriarcado Ortodoxo Grego de Antioquia denunciou o ataque como um "crime repugnante" e pediu responsabilidade das autoridades sírias pela segurança das igrejas. O ministro do Interior Anas Khattab afirmo que a investigação já está em andamento.

Diversas autoridades, incluindo o enviado especial da ONU e o dos EUA, condenaram o ataque e reforçaram a necessidade de união contra o terrorismo.

Apesar da derrota do EI em 2019, a ONU alerta que a ameaça do grupo ainda é alta, com estimativas de 1.500 a 3.000 combatentes na região, e alertas sobre possíveis novos ataques.

Leia mais em bbc