HOME FEEDBACK

Atividade econômica surpreende e cresce bem mais que o esperado em janeiro, indica BC

O IBC-Br inicia 2025 com um crescimento inesperado de 0,9% em janeiro, superando as expectativas do mercado. Apesar das quedas nos setores de indústria, varejo e serviços, o agronegócio se destacou como um motor de crescimento.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) avançou 0,9% em janeiro, superando as expectativas, com uma recuperação em relação à queda de 0,6% registrada em dezembro.

O dado foi divulgado pelo BC nesta segunda-feira (17) e indica um início de 2025 mais forte do que o previsto, mesmo em um cenário de política monetária restritiva.

Adicionalmente:

  • O IBC-Br mostrou alta de 3,6% em relação a janeiro do ano anterior.
  • No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 3,8%.
  • O PIB de 2024 cresceu 3,4%, segundo dados do IBGE.

Apesar do otimismo, há expectativa de perda de força na economia devido ao aperto monetário, mesmo com uma boa safra agrícola prevista.

Os resultados de janeiro contrastam com os dados fracos da indústria, varejo e serviços, que apresentaram:

  • Queda de 0,2% no volume de serviços.
  • Queda de 0,1% nas vendas do varejo restrito.
  • Produção da indústria estagnada.

Rafael Perez, economista da Suno Research, acredita que o crescimento do agro e do varejo ampliado - que inclui veículos e material de construção - ajudou nos números positivos.

A reunião do BC para decidir sobre a taxa Selic, atualmente em 13,25%, acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, com previsão de aumento de 1 ponto percentual.

A Genial Investimentos comentou que o IBC-Br reflete um ajuste gradual na economia, devido à inflação e incertezas fiscais. A pesquisa Focus do Banco Central prevê expansão do PIB de 1,99% em 2025 e 1,60% em 2026.

O IBC-Br é calculado com base em proxy representativas da agropecuária, indústria, serviços e impostos sobre a produção.

Leia mais em folha