Ativistas dizem que ataque de drones atingiu navio humanitário rumo a Gaza: o que se sabe
Navio com ativistas que se dirigiam a Gaza é atacado por drones em águas internacionais. A Freedom Flotilla Coalition denuncia Israel como responsável pelo ataque, que deixou a embarcação em situação crítica.
Ativistas acusam Israel de ataque a navio de ajuda humanitária
Um grupo de ativistas planejava navegar até Gaza quando seu navio, o The Conscience, foi atingido por drones em águas internacionais, próximo a Malta.
O ataque ocorreu às 00h23 (horário local) nesta sexta-feira (02/05). A Freedom Flotilla Coalition emitiu um SOS imediatamente após o incidente.
O ativista brasileiro Thiago Ávila, membro da delegação internacional, confirmou que estavam a bordo 23 ativistas de 13 países, levando ajuda humanitária para Gaza.
Após o ataque, o governo de Malta declarou que todos os ocupantes estavam seguros e que o incêndio a bordo foi controlado.
A ONG exige que embaixadores israelenses sejam convocados por violações do direito internacional, enquanto as Forças Armadas de Israel dizem investigar as acusações.
A ativista Greta Thunberg estava entre os planejados para embarcar no navio. Ela reafirmou o compromisso de romper o bloqueio ilegal de Israel.
O incidente gerou preocupação, pois Israel impôs um bloqueio total à Gaza, afetando a entrada de alimentos e medicamentos. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha avisou que a resposta humanitária em Gaza está à beira do colapso.
Com mais de 52.418 mortos desde o início da guerra em outubro, a situação humanitária em Gaza continua crítica, enquanto as organizações enfrentam escassez de suprimentos.