AtlasIntel: Desaprovação a Lula atinge 53,7%, maior da série, após fraude do INSS
Desaprovação de Lula atinge 53,7%, a mais alta desde o início da gestão. Escândalo das fraudes no INSS e aumento da percepção de corrupção influenciam a queda na aprovação.
A desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a subir, atingindo 53,7%, segundo nova pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (30).
No início de 2024, a desaprovação era de 45,4%. Atualmente, 45,4% aprovam sua gestão e 0,7%% não souberam responder.
Este levantamento é o primeiro após o escândalo das fraudes nas aposentadorias do INSS, que prejudicou a imagem do governo. A desaprovação caiu anteriormente para 50,1%, mas voltou a subir no contexto do escândalo.
O escândalo resultou em uma troca no Ministério da Previdência Social, a saída do PDT da base governista, e tem sido amplamente explorado pela oposição.
Uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) investigará os desvios, com integrantes da “tropa de choque” do PL.
Entre os maiores problemas do Brasil, a corrupção subiu de 47% para 60%% nas respostas. Em segundo lugar, ficou a criminalidade e tráfico de drogas.
Quanto à avaliação da gestão de Lula, 52,1%% consideram “ruim ou péssima”, enquanto 41,9%% a avaliam como “ótima ou boa”. Outros 6%% consideram “regular”.
A pesquisa ouviu 4.399 brasileiros entre 19 e 23 de maio, com 95%% de nível de confiança e margem de erro de 1 ponto porcentual.