Ato contra o Congresso incorpora Trump como “inimigo do povo”
Movimentos sociais e partidos de esquerda se mobilizam contra tarifas impostas por Trump, unindo pautas de justiça fiscal e defesa da soberania nacional. Manifestações em São Paulo refletem descontentamento com a política externa e interna do governo brasileiro.
Movimentações sociais no Brasil ganharam força após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre tarifas de 50% em produtos brasileiros.
As manifestações ocorreram na quinta-feira (10.jul.2025) e foram organizadas por movimentos sociais, partidos de esquerda e congressistas, com o tema “Congresso inimigo do povo”.
O deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) foi um dos organizadores e convocou atos na avenida Paulista, enfatizando slogans como “o Brasil é dos brasileiros”.
Os atos também abordaram questões como a taxação dos super-ricos, a reforma do Imposto de Renda e o fim da escala 6 X 1.
Um dos manifestantes exibia um cartaz com fotos de Bolsonaro e Trump, rotulando-os de “inimigos do povo”. O termo “respeita o Brasil” se destacou nas redes sociais, e o PT lançou a campanha “Aqui é BR, não é Disney” como resposta ao anúncio de Trump.