Ato de Bolsonaro em SP reúne 12,4 mil, diz estudo do Cebrap
Manifestações de apoio a Jair Bolsonaro em São Paulo apresentam queda significativa no número de participantes. Com apenas 12,4 mil presentes, o ato "Justiça Já" foi o menos comparecido entre os organizados pelo ex-presidente na capital.
Manifestação de Jair Bolsonaro em SP reúne 12,4 mil pessoas neste domingo (29), segundo o “Monitor do Debate Político” do Cebrap e ONG More in Common.
O ato, com o tema “Justiça Já”, foi menos movimentado do que eventos anteriores, como o de 6 de abril, que atraiu 44,9 mil, e o de fevereiro do ano passado, com 185 mil apoiadores.
A estimativa foi feita a partir de fotos aéreas analisadas com inteligência artificial em quatro horários, com um erro percentual de 12%, permitindo uma variação de até 1,5 mil pessoas.
O público deste domingo também foi inferior ao da parada LGBTQIA+, que contou com 73,6 mil pessoas no dia 2 de junho.
O Monitor do Debate Político foi fundado em 2015 na USP e atualmente está no Cebrap.
Apoiadores de Bolsonaro já estavam cientes da redução no público. O senador Flávio Bolsonaro afirmou que "o tamanho do público é o menos importante", enquanto o pastor Silas Malafaia minimizou o esvaziamento, alegando ser maior que eventos da esquerda.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, citou fatores como jogos de futebol e orçamento apertado no fim do mês como razões para a menor participação.